Garis protestam em frente à prefeitura de Rio Largo e reivindicam salários atrasados

Funcionários da empresa especializada em limpeza urbana de Rio Largo, a Conserg, cansaram de trabalhar sem receber salário e realizaram na manhã desta terça-feira, 19, um protesto reivindicando pagamento dos atrasados em frente à prefeitura.

De acordo com eles, estão sem receber porque a gestão de Gilberto Gonçalves (PP) não repassa os recursos para a empresa terceirizada.

Em vídeo a população reclama do protesto e culpa a situação pela má gestão do prefeito. Os funcionários interditaram a Avenida Presidente Fernando Afonso Collor de Mello e atearam fogo em pneus e galhos de árvore.

A empresa se manifestou na última semana alegando que nunca deixou de atender as demandas populacionais, no entanto, há tempos que a prefeitura não realiza o pagamento correto dos funcionários que prestam os serviços do setor.

Através de nota de esclarecimento, a Conserg afirmou “Nunca deixamos de atender a população de Rio Largo, contudo os funcionários que laboram no contrato citado, recusam-se a executar as atividades, pois a situação chegou a um ponto insuportável: são 5 (cinco) meses de atrasos devidos pela Contratante o Município de Rio Largo. Resta esclarecer que durante todo estes 5 (cinco) meses, a CONSERG manteve salários de seus colaboradores, cesta de alimentos, encargos sociais, impostos, abastecimentos e veículos, manutenção dos equipamentos e demais insumos necessários à limpeza pública, estando ainda sem reajustes devidos ao contrato que são necessários ao equilíbrio e saúde financeira do mesmo”, diz a nota.

Devido à manifestação dos garis, o serviço de coleta e limpeza de ruas foi interrompido e não há previsão de normalização.

A prefeitura se manifestou através de nota:

O MUNICÍPIO DE RIO LARGO vem esclarecer à população em geral e a quem interessar, que vem se esforçando, diuturnamente, para honrar os compromissos financeiros decorrentes do contrato celebrado com a empresa CONSERG. Entretanto, importante esclarecer que, em que pese o altíssimo custo contratual mensal, a empresa contratada vem prestando um serviço de baixa qualidade, sendo o mesmo objeto de inúmeras reclamações por parte dos habitantes deste município. Em razão desses dois fatores de difícil transposição, o município de Rio Largo buscou se estruturar com os equipamentos necessários, sobretudo com a aquisição de carros compactadores, para retomar a execução direta dos serviços de recolhimento de lixo, a fim de propiciar uma coleta de melhor qualidade e com menor custo para o município. Assim, quatro compactadores já estão prontos para execução imediata dos serviços e, em breve, mais seis completarão a frota. A gestão municipal está empenhada em prestar um serviço eficiente e de qualidade para com os munícipes riolarguenses e não se curvará a pressões externas que não busquem o melhor interesse público.

19/11/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)