Confira onde serão ofertadas as ações de saúde durante o Governo Presente

A 10ª edição do Governo Presente chega ao Agreste nesta quinta-feira (3) levando diversas ações e serviços de saúde para os moradores de 13 municípios da região. Até o sábado (5), além de informações sobre prevenção de doenças, serão disponibilizados exames e consultas especializadas em três polos, que irão funcionar em Arapiraca, Craíbas e Feira Grande.

Durante os três dias da ação, a previsão do Gabinete Civil, organizador do evento, é de que cerca de 30 mil pessoas sejam atendidas. Para isso, além dos moradores dos três municípios polo da ação, será beneficiada, também, a população de Campo Alegre, Girau do Ponciano, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Igaci, Taquarana, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Campo Grande e Olho D’Água Grande.

“O compromisso do governador Renan Filho é regionalizar as ações de saúde, levando-as para todos os municípios. O Governo Presente é a oportunidade de beneficiarmos quem mais precisa de orientações sobre doenças que podem ser evitadas com ações simples. Por meio deste projeto, além de investirmos em iniciativas de promoção da saúde, iremos assegurar consultas e exames especializados, uma vez que grande parte da população encontra dificuldade em conseguir consultas com especialistas, a exemplo de um ortopedista”, disse o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Arapiraca – Distante 132,5 km de Maceió, o município de Arapiraca irá sediar, na quinta-feira (3), a cerimônia de abertura do décimo Governo Presente, que irá ocorrer às 9h, no Parque Ceci Cunha. Na oportunidade, haverá o lançamento do Programa Samu Mais Forte, onde serão distribuídas oito ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde, sete motolâncias, 40 rádios comunicadores, 15 manequins para simulação, 1.170 macacões e 1.170 botas. Por meio da ação serão beneficiados os municípios de Penedo, Cacimbinhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Olho D’Água do Casado, Batalha, Coruripe e Porto Calvo.

Também na quinta-feira (3), às 9 horas, no auditório do Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Sesau promove um workshop sobre a linha de cuidado em oncologia, desde à Atenção Primária aos Cuidados Paliativos. A ação é voltada aos enfermeiros e médicos que atuam na Atenção Primária dos municípios que integram o Agreste.

Já na sexta-feira (4), às 8h30, no estacionamento do Arapiraca Garden Shopping, a Sesau lança a segunda etapa do Programa Dose Certa na Atenção Básica. Durante a ação serão entregues kits de medicamentos para serem utilizados pelos usuários do Programa Saúde da Família (PSF) de Arapiraca, Campo Alegre, Girau do Ponciano, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Igaci, Craíbas, Feira Grande, Taquarana, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Campo Grande e Olho D’Água Grande.

No mesmo dia e local, haverá o Circuito Saúde, onde será disponibilizada avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e atualização do calendário vacinal. A população terá acesso, ainda, a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite e poderá conhecer o ciclo de vida do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya.

O Circuito Saúde vai contar, ainda, com orientações sobre os cuidados para manter a saúde bucal e serão disponibilizadas práticas integrativas e orientações nutricionais. Os moradores de Arapiraca e região também terão acesso a consultas especializadas nas áreas de cardiopediatria, pediatria, ortopedia, clínica e dermatologia, bem como a exames de hemograma, eletrocardiograma e raios-x, que serão realizados no Hospital de Emergência do Agreste.

Ainda na sexta (4), a Sesau irá exercitar a solidariedade e cidadania entre os participantes do Governo Presente. Isso porque, além de orientar sobre como se tornar doador de órgãos e tecidos, será possível se candidatar à doação de sangue e se cadastrar no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome). Para isso, basta ter boa saúde, ser maior de 18 anos, portar um documento de identificação com foto e doar 5 ml de sangue à equipe multidisciplinar da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Feira Grande e Craíbas – Distantes de Maceió 147 e 149 km, respectivamente, os municípios de Feira Grande e Craíbas irão contar com o Circuito Saúde na quinta (3), sexta (4) e sábado (5), das 8h às 17h. Assim como em Arapiraca, os moradores poderão realizar avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e atualização do calendário vacinal.

Também será ofertada testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite, orientações sobre como prevenir problemas bucais e doenças causadas pelo Aedes aegypti. Os participantes do Governo Presente receberão kits de lanche saudável e de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), dengue, Zika e chikungunya.

Além de as ações do Circuito Saúde, o município de Craíbas irá contar com o Projeto Samu nas Escolas na quinta-feira (3). A iniciativa acontecerá nos horários da manhã e da tarde, na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição. Também nos dois períodos, a unidade escolar vai contar com palestras proferidas por técnicos do Centro de Valorização da Vida (CVV), que irão evidenciar temas como depressão e prevenção ao suicídio. Paralelamente também será realizada ação de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

Já em Feira Grande, na quinta (3), a população irá receber orientações sobre o processo de declarar-se doador de órgãos. Na sexta-feira (4), além de consultas na área de ortopedia, os alunos da Escola Veridiano Soares irão participar do projeto Samu nas Escolas, no período das 9h às 10h. À tarde, das 15h às 16h, técnicos do Centro de Valorização da Vida (CVV) também estarão na mesma unidade educacional, proferindo palestra sobre depressão e prevenção ao suicídio.

Ascom – 02/10/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)